terça-feira, 9 de março de 2010

Os 10 melhores espiões .

Conheço os 10 melhores espiões de todos os tempos.


10ª- Allan Pinkerton.

allan-pinkerton
Allan Pinkerton era um detetive escocês que foi pioneiro em muitos técnicas de espionagem que são usadas ainda hoje. Ele foi um dos primeiros detetives a "discípulos".Suas operações secretas, o que ele chamou de "assumir um papel", ajudaram a moldar a espionagem moderna. Em 1850 fundou a Agência Nacional de Detetives Pinkerton, um grupo de detetives particulares e policiais. Durante a Guerra Civil americana, Pinkerton foi o chefe do Serviço de Inteligência da União, e era um conselheiro e confidente de Abraham Lincoln. Ele ajudou a descobrir uma trama de assassinato de Lincoln, em 1861, plantou os agentes dentro do exército confederado, e foi mesmo disfarçado como um oficial da confederação, a fim de informar sobre os movimentos de tropas.


9ª- Klaus Fuchs


fuchs-klaus

Um físico teórico alemão e especialista em tecnologia da bomba atômica, Klaus Fuchs passou de uma série de segredos importantes de armas para a URSS, enquanto trabalhava como cientista para o governo americano. Fuchs fez uma série de avanços na fissão nuclear, e fazia parte do famoso Manhattan Project que levou ao desenvolvimento da primeira bomba. Um comunista na sua juventude, ele foi recrutado por um agente da KGB em 1941, e por anos ele passou informações sobre a tecnologia de bombas e do estado do arsenal do E.U. para os soviéticos.Fuchs foi detido em 1946 , e sob interrogatório, ele admitiu a trabalhar para os russos. Enquanto ele não é tão conhecido como Julius e Ethel Rosenberg, os segredos nucleares fornecidas por Klaus Fuchs tiveram um efeito muito maior para os russos pois ajudou no desenvolvimento de suas próprias armas atômicas.

8ª- Elizabeth Van Lew
elizabeth-van-lew

Elizabeth Van Lew era uma espiã que trabalhava em nome da União durante a Guerra Civil Americana. Van Lew operado sob o disfarce de uma trabalhadora de caridade, e foi autorizada a entrar na infame prisão de Libby na capital do sul de Richmond para trazer comida presos e suprimentos. Enquanto estava lá, ela iria reunir informações sobre movimentos de tropas confederadas e transmiti-lo às forças E.U.. Ela operou uma pequena rede de espiões,que incluia altos membros do governo confederado. Quando a guerra terminou, Van Lew foi creditada por Ulysses Grant como uma das mais valiosa fonte de informações sobre a cidade capital do confederado. Junto com Belle Boyd, na parte sul, ela é lembrada como o mais famoso espião da Guerra Civil, e ela foi finalmente introduzida na Inteligência Militar Hall of Fame.


7ª- Aldrich Ames
aldrich-hazen-ames

Enquanto a maioria dos espiões trabalhavam por razões políticas ou ideológicas, para a CIA, Aldrich Ames fazia por dinheiro. Ames, que trabalhou como contra-analista de inteligência em Washington DC, estava desesperado por dinheiro, e em 1985 ele começou a fornecer segredos para os soviéticos, em troca de uma taxa, eventualmente,recebeu mais de US $ 4 milhões dos russos. Ao longo de nove anos, Ames fornecia aos soviéticos inúmeros segredos, incluindo os nomes de mais de 100 informantes dos E.U. que trabalham na Rússia, pelo menos, dez dos quais acabaram por ser executados. Ames usou os seus milhões para financiar um estilo de vida luxuoso, que atraiu a atenção da CIA, mas graças a sua formação de inteligência ele era capaz de passar repetidamente pelo detector de mentiras . Ele foi finalmente detido em 1994 e, após se declarar culpado de espionagem, foi condenado à prisão perpétua. Curiosamente, pelo menos $ 2 milhões de sua taxa mantém-se em uma conta bancária não revelado, e até hoje os russos se recusaram a transferir esse dinheiro para mãos de autoridades americanas.


6ª- Richard Sorge
richard-sorge

Considerado um dos espiões mais qualificados do século 20, Richard Sorge foi um mestre da espionagem soviética, que trabalhou em todo o mundo antes e durante a Segunda Guerra Mundial. A maior parte de sua carreira, ele operou sob o disfarce de um jornalista profissional, viajando para vários países europeus para calcular as chances de possíveis levantes comunistas. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Sorge viajou para o Japão sob o disfarce de um repórter nazistas e começou a fornecer aos soviéticos informações valiosas sobre as operações de combate japonês e alemão. Ele avisou sobre o ataque a Pearl Harbor, a planejada invasão alemã da Rússia, e inúmeras outras missões, mas um monte de sua inteligência foi ignorado por Stalin. Sorge acabou sendo capturado pelos japoneses em 1944 e, embora ele nunca admitiu ser um espião soviético, mesmo sob tortura, foi executado logo em seguida. Os soviéticos não reconheceu suas atividades até 1964, altura em que ele foi tardiamente saudado como um herói nacional.

5ª- Sidney Reilly
sidney-reilly

Um dos principais modelos para o personagem James Bond, Sidney Reilly era um espião mestre que trabalhou para uma série de governos no início do século 20. Conhecido como o "Ace of Spies," Reilly era um especialista em decepção e auto-promoção, para um monte de informação sobre a sua vida não é confiável. Nós sabemos que ele era um mestre do disfarce e, freqüentemente, cruzou as fronteiras nacionais sob identidades falsas para roubar segredos militares, os planos de construção, e protótipos de aeronaves. Ele também era conhecido por seu caráter jovial, e muitas vezes usou seu charme para seduzir as esposas de políticos e militares a fim de obter informações a partir deles. Em seu mais famoso caso, Reilly trabalhava como líder de um grupo de inteligência britânico envolvidos na tentativa de derrubar o governo bolchevique na Rússia em 1917. Ele ajudou a planejar um golpe mal sucedido,na tentativa de assassinato de Lenin, mas o grupo acabou por ser descoberto e ele só escapou por pouco da prisão, assumindo a identidade de um cidadão alemão e fugiu para a Finlândia. Ele foi condenado à morte à revelia pelo governo russo, e em 1925 ele foi atraído de volta para a União Soviética como parte de uma operação policial e capturado. Apesar de nunca ter admitido ser um espião, ele foi executado por fuzilamento.

4ª- Fritz Joubert Duquesne

fritz-duquesne

Fritz Joubert Duquesne era um escritor de vida boa do que, soldado e aventureiro que ganhou fama como um espião para os alemães durante a Primeira Guerra Mundial e II. Quando jovem, ele lutou contra a Inglaterra em sua terra natal, a ponto de se alistar no exército britânico, a fim de sabotar as missões e relatório sobre os movimentos de tropas. Essa experiência contribuiu para fomentar o ódio ao longo de todas as coisas Inglesas , e com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Duquesne começaram a trabalhar para os alemães como um espião, plantar bombas em vários navios britânicos que eventualmente caiu no mar. Ele foi capturado em 1917 e extraditado para Nova York, mas após dois anos de prisão, ele fez uma ousada fuga cortando as barras de sua cela e escalando os muros da prisão. Ele desapareceu por algum tempo, trabalhando como jornalista freelancer e até mesmo escreveu sua própria biografia, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial e retomou suas atividades de espionagem para os alemães. Seus dias de espionagem chegou ao fim em 1942, quando Duquesne, juntamente com 33 outros espiões alemães, foram presos no que ficou conhecido como a maior convenção de espionagem na história americana.

3ª- Natan Hale

nathanhalestamp

Considerado por muitos como o primeiro espião dos EUA, Nathan Hale era um soldado no exército continental em 1776, que se ofereceu para ir em uma missão de inteligência perigosa atrás das linhas inimigas. Hale, que tinha apenas 21 anos na época que se aventurou em Nova York, passando relatórios sobre os movimentos das tropas britânicas, mas depois , ele foi encontrado por um oficial britânico e capturados. Apesar de a espionagem não ser amplamente praticada na época, Hale foi acusado de ser um combatente ilegal e foi enforcado poucos dias depois de ser preso. Antes de sua execução, ele proferiu a agora famosa frase "Eu lamento que eu tenho, mas uma vida para dar para o meu país." Este discurso e as suas atividades de espionagem cimentou a reputação como um dos heróis da Guerra Revolucionária, e para comemorar este dia, uma estátua dele foi construída fora do quartel-general da CIA.


2ª- Kim Philby

kim-philby

Talvez o mais famoso agente duplo da Guerra Fria, Kim Philby era um espião britânico viajado, que era na realidade um socialista sob o controle da KGB soviética. Em uma carreira que o levou para a Espanha, África, E.U.A, Istambul e Moscou, Philby ganhou uma reputação como um dos espiões mais capazes da Grã-Bretanha. No final dos anos quarenta, foi designado para agir como intermediário entre os britânicos e os órgãos de inteligência Americanos em Washington. Durante este tempo, ele passava informações importantes sobre os armamentos E.U. e arsenais de armas atômicas, a crédito de muitos destes relatórios influenciaram Josef Stalin, contribuindo para levar à Guerra da Coréia.Os britânicos sempre desconfiaram que ele fosse um agente duplo,mas nunca puderam provar nada.Com o passar dos anos Philby parou de espionar para os britânicos e foi para a União Soviética,onde continuou a trabalhar na inteligência até a sua morte em 1988, quando ele recebeu numerosos prêmios póstumos pelo governo russo.


1ª- Mata Hari

mata-hari

Agora reconhecida como o protótipo de femme fatale, Margaretha Zelle Geertruida, também conhecido como Mata Hari, foi uma famosa dançarina exótica e performer que foi executada em 1917 por espionagem a favor dos alemães durante a Primeira Guerra Mundial I. Ela ganhou fama em Paris por suas rotinas de dança e performances, no início da guerra, ela era a amante e escoltava a empresário e oficiais militares. Como um cidadã da Holanda neutra, Mata Hari freqüentemente atravessava as fronteiras nacionais, uma prática que atraiu a atenção dos Aliados. Quando questionado pela inteligência britânica,se era espiã ela negou . Logo depois, os franceses interceptaram uma transmissão de rádio alemã detalhando as atividades de um dos seus espiões mais bem sucedidos. Evidências apontam para Mata Hari como a culpada, e ela logo foi presa e acusada de contribuir para a morte de 50.000 pessoas. Ela foi considerada culpada em um julgamento e executado em outubro de 1917 por um pelotão de fuzilamento. Embora nunca tenha sido determinado se ela estava realmente trabalhando para os alemães ou para os franceses, Mata Hari continua a ser lembrado como um dos espiões mais famosos de todos os tempos.


Nenhum comentário: