quarta-feira, 31 de março de 2010

Bebidas típicas do Brasil.

Se você é daqueles que gostam de viajar,com certeza ja viu algumas destas bebidas.Mas se não é de viajar,conheça aqui algumas coisinhas tipicamente brasileira.


Aluá.
É um refresco de origem indígena e baixa dosagem alcoólica obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.


Cajuína.
A abundância do caju no estado do Piauí originou a bebida mais popular da região. Cantada por Caetano Veloso, nos versos de Cajuína, é símbolo cultural da capital Teresina. O refresco não é alcoólico e é obtido de forma artesanal a partir do suco do caju, filtrado, clarificado e esterilizado. A cor amarelo-âmbar se deve à caramelização dos açúcares naturais da fruta. A cajuína é consumida gelada.


Chibé.
Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada comida por muitos devido ao seu valor energético, semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, se movimenta tudo da esquerda para a direita. Os nativos tomam o chibé duas a três vezes ao dia e acreditam que ele ajuda a vencer as dificuldades da vida e a repor as energias. Às crianças costumam adicionar açúcar, mel ou rapadura.

Chimarrão.
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina e principalmente Rio Grande do Sul).Bebida a base de erva mate seca,e tomada com água quente.


Tereré.
É parecido com o chimarrão,mas é servido gelado,muito gelado.Muito apreciado no Mato Grosso do Sul (inclusive por mim,que adoro),é uma bebida de origem paraguaia, que usa a erva mate e aguá gelada.Algumas pessoas gostam de mudar o sabor original acrescentando sucos,leite e refrigerantes.Eu particularmente gosto só do original,no máximo com menta.


Gengibirra.
O nome batiza alguns tipos de bebidas a base de gengibre. No Paraná, popular mesmo é a Cini Gengibirra. No processo industrial de fabricação do refrigerante a raiz descansa por um ano em decantação antes de entrar na receita.



Você conhece alguma outra bebida que é muito apreciada em sua região?
Conte pra gente que bebida é esta.








2 comentários:

Sena do Aragão disse...

Chimarrão faz lembra meu antigo chefe. Ele trazia todo o apetrexo na sacola. Preparava na hora.

Um ritual em suas reuniões, preparava, falava, falava e servia-se enquanto retrucáva-mos.

Ótimo fim de semana,

Beijos!

Sara disse...

Essas coisas são grandes que seria muito bom que você pode encontrar quando você sair para comer algo que está acontecendo ultimamente em alguns restaurantes em itaim bibi também esperam compartilhar.